domingo, 30 de setembro de 2012


Tunisia

Olá lindonas!!


Trago um resumo e no fundo o meu parecer das férias na Tunísia, espero que vos ajude para ter mais uma visão deste destino caso pretendam um dia por lá passar!

Partimos de Águeda no domingo  dia 26 de Agosto, apesar do voo ser apenas na segunda as 11h, mas como teríamos que ir de comboio e o mais aproximado era muito em cima da hora, fomos mesmo no último intercidades que partiu de Aveiro, e claro tivemos a infeliz apontaria ou seja entramos na primeira carruagem quando os nossos lugares eram na última, resultado foi ver-nos com as malas andar de carruagem em carruagem, enfim acabamos por descobrir o dito lugar e lá nos sentamos!
Chegamos a estação do oriente por volta das 23h, apanhamos o metro para o aeroporto, e pronto apartir dai, percebemos que tinha sido uma péssima ideia dormir no aeroporto, porque as horas não passam, porque o aeroporto não está equipado com bancos suficientes e muito menos confortáveis para quem precisa passar lá a noite!!
Depois de fazer tempo as voltas e já cansados e com sono lá encontramos um sitio onde dava para nos deitarmos já que os poucos bancos existentes estavam já ocupados! Tiramos as toalhas da praia e duas mantas mega finas que levamos de casa e lá nos aninhamos, mas passar pelo sono foi literalmente impossível!




Chegada a hora do check-in lá fomos para a porta de embarque.
O voo foi directo com a Tunisair e tranquilo, chegamos ao aeroporto de Tunes, estava já um calor insuportável! Aí foi mais de 1h à espera na fila para passar o controlo alfandegário, onde se via gente tão diferente de nós!

Enquanto esperamos o H. decidiu ir ao wc mas logo desistiu, quando percebeu que as senhoras da limpeza, limpavam o wc dos homens com eles lá dentro!! rsrrsrs
Coisa estranha tendo em conta a sua relegião, e andando elas com lenço a tapar a cabeça!

Finalmente lá conseguimos passar a porta de desembarque, e logo tratamos de procurar o nosso operador turístico, e foi ai que nos apercebemos que tínhamos que abrir bem a pestana, pois os tunisinos são bem espertos!!
Indicaram-nos o num do autocarro que nos levaria ao hotel, mas não estava a ser fácil dar com o dito, até que que surgiram dois tunisinos já com um carrinho com malas em cima a chamar-nos e a dizer "iberojet" prontificaram-se logo a pegar-nos nas malas, ofereceram de seguida umas flores típicas..


 
Muito cheirosas por sinal!! Mas que nos custaram caro! Chegados ao autocarro que nem sequer era o nosso, trataram de pedir dinheiro pelas belas flores!! O H. já piurso da vida e também assustado lá deu o que veio à mão no caso 10eur!!
Finalmente já ao pé do nosso autocarro, chega o outro tunisino  também a pedir dinheiro, ao qual respondemos que já tínhamos dado, mas a resposta foi que tínhamos que dar gorjeta a cada um deles!!
Pois que não demos, mas não foi fácil que ele nos deixasse!! Depois de nos conseguirmos livrar dele e já  dentro do autocarro (éramos todos portugueses), percebemos que todos deram dinheiro e no final de contas eles não fazia parte do operador turístico, pois o guia que nos acompanhou durante a ida para o hotel, apareceu passado muito tempo!!
 
Foi o primeiro abre olhos!! Ainda no estacionamento fiquei perplexa ao ver um autocarro com pessoas talvez vindas do Egipto, a carregarem as malas para cima do autocarro, mas literalmente para cima, e depois presas com fita-cola larga!! Coisa de filme!!
 
Prosseguimos viagem, até Yasmine Hammamet, onde ficaríamos hospedados no Hotel Iberostar Averroes! A viagem durou pouco mais que uma hora, mas deu para perceber bem o que era a Tunísia!!
Não sei se era do cansaço ou da fome, a verdade é que assim que comecei a ver lixo e mais lixo no chão, a primeira ideia que me veio à cabeça foi: "isto é o fim do mundo, onde é que eu me vim meter!!!"
 
Eu bem sei que África não é Europa, assim como devia estar já preparada para isto, tendo em conta que li bastante sobre o país e sabendo que Marrocos é pior, no entanto não deixou de ser um choque!!
Já a chegar à zona turística de Yasmine Hammamet, começo a ver "tascas" lotadas de homens na esplanada, não se via uma mulher!!
 
Mesmo ao estilo mulçumano, embora não levem isso a extremos, para nós que não estamos habituados, é estranho!
 Assim que entramos na área turística, aí separada com barreiras e com guardas, de forma a assegurar a segurança e tranquilidade daquela zona (quero deixar bem claro que nunca senti qualquer tipo de insegurança ou perigo, tanto dentro como fora da zona turística).
Mas é certo que por ser uma zona praticamente de hotéis e comercio, e viver do turismo, acabam por ter mais cuidado com o lixo, no entanto ainda se via algum!
 
O quarto do hotel era bastante espaçoso com duas camas juntas, quarto de banho com banheira e um wc logo à entrada. Ficamos no res-do-chão, tinha uma sacada com varanda onde tinha uma mesa e 2 cadeiras, e ainda um mini estendal para a roupa secar.
O armário da roupa era enorme e ainda tinha um toucador com espelho.
 
 
 
 
O hotel apesar de ser de uma cadeia internacional, a decoração  interna tem traços tunisinos, o que lhe dá um certo charme!
 
 
Os empregados foram sempre muito simpáticos connosco, embora não tenha gostado do tratamento diferente que há para quem dá boas gorjetas, pois supostamente o tudo incluído abrange bebidas no bar da piscina com álcool e a principio até percebermos que os empregados atendiam conforme essas gorjetas, as bebidas de álcool não tinham nada de alcool , assim que o H. deu gorjeta, o empregado até as bebidas nos vinham trazer à espreguiçadeira.
Essa diferença fazia-se notar especialmente nas refeições, volta e meia havia mesas com florzinhas espalhadas, até uma simples garrafa de água que para nós era em plástico, para alguns era em vidro.
Foi pena só nos termos apercebido disso já nos últimos dias da estadia!
 
A comida era boa, embora um pouco repetitiva, assim como as sobremesas também se repetiam.
Em relação à animação nocturna era razoável, havia ainda, durante o dia várias actividades na área da  piscina.
 
Acabamos por fazer pouco bronze, pois os primeiros dias aproveitamos para conhecer alguns sítios com um rent-a-car em que alugamos uma espécie de táxi, em que o senhora só nos leva aos locais que queremos visitar, espera por nós, é como se fosse um táxi particular! Foi a melhor opção, tendo em conta que as excursões com o operador ficavam mais caras, e perdia-se muito tempo com visitas guiadas, tendo em conta que não sou muito de estar ali olhar e a ouvir a historia.  Prefiro ver, ler tirar umas fotos e andar.
 
Por esse motivo e pelo facto de estar muito calor, optamos por não fazer a excursão ao deserto, pois perderíamos 2 dias, e também porque no nosso grupo pouca gente foi.
 
Fomos conhecer: Cartago, Sid Bou Said e Tunes, a capital com o rent-a-acar, um calor infernal!!
Fomos a Nabeul, assim meios tolos de autocarro, uma experiência única,foi muito barato mas muito cansativo, foi mais pela aventura, porque a ideia era ir à medina de lá, mas quando lá chegamos já estavam a arrumar tudo e ainda por cima estava a chover! De regresso viemos de táxi (os táxis lá são muito baratos, mas é preciso negociar o preço antes de entrar!!)
 
E fomos ainda conhecer Hammamet, também de táxi.
 
Em Yasmine Hammamet, podem fazer boas compras na medina, se souberem negociar, porque eles começam por pedir preços muito altos e vocês tem que conseguir baixar o preço.
Existem também lojas com preço fixo, que francamente eu preferia, porque os tunisinos são muito chatos, agarram-nos pelo braço para entrarmos nas lojas e depois conseguem topar que somos portugueses e então soltam n frases do tipo: "português?? bacalau com batatas, crisiano ronaldo, figo" depois às vezes lá se enganavam e diziam "Bob Barley"  fazem de tudo para chamar à atenção!!
 
Cuidado, pois existe gente a passar-se por empregados dos hotéis na rua, e que se prontificam a levar-vos! Foi o nosso caso.  No segundo dia, quisemos ir conhecer a medina, mas com o mapa não estava fácil paramos par ver se perguntavamos à alguém o caminho! Apareceu um tunisino, que já nos deviam estar a topar e disse: "hotel iberostar?? eu trabalhar lá, queres ajuda??"  Claro que aqui a burra caiu, e ele para além de nos explicar o caminho que no caso estávamos a 150 metros ainda nos lá levou a uma loja que supostamente era de um amigo dele!! E mais uma vez lá se foram 10dinares, que no caso são 5 euros!!
 
Por isso muito cuidado, eles sabem o hotel porque temos pulseiras com o nome da cadeia do hotel, e na altura nem associamos, como eles são tão simpáticos e tão rápidos, nós nem pensamos!!
 
Fora isso, achei um povo simpático, mas muito esperto sempre a tentar fazer negócio, achamos a comida barata, achamos estranho ver as mulheres com lenço na cabeça e de biquini da cabeça aos pés, mas mesmo assim a fazer desportos aquáticos na praia!
Achei chatos os tunisinos na praia, que apesar de ser privada do hotel eles andam constantemente a tentar vender coisas, seja flores, lenços, tartarugas, tâmaras..enfim uma variedade de coisas!! Para além dos camelos que andam todo o dia a passar na praia para ver se alguém quer andar e se topam que estamos a tentar tirar fotos veem  logo pedir dinheiro!!
 
Foi pena a meio da semana ter começado a chover e logo por azar termos guardado esses dias para apanhar sol! E o mar era bem quentinho!
Ah!! Já me esquecia de dizer fiz uma tatto de henna:)
 
Vou deixar uma serie de fotos, de sítios que visitamos, espero que gostem, e que este post tenha sido útil!
Qualquer questão, disponham!!
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Beijinhos, esta é a imagem de muitos postais da Tunisia (Sid Bou Said)
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

Comenta;)

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Sobre mim..

A minha foto
Portugal
Bem-vindos ao blog, o meu nome é Patrícia, tenho 27anos! A maquilhagem começou por ser apenas curiosidade até se tornar no que é hoje, uma paixão!! email: oemaildapatrícia@sapo.pt Vem visitar-me: Twitter:@Makeuphooked Página facebook: Makeuphooked YouTube:themakeuphooked